segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ARQUEOLOGIA EM MG A DESCOBERTA DE LUZIA A PRIMEIRA BRASILEIRA

No Brasil, as pesquisas na área de arqueologia começaram a cerca de 170 anos nas grutas de Lagoa Santa em Minas Gerais, onde foram encontrados ossos humanos misturados com restos de animais com datação de 20 mil anos. O Brasil conta com aproximadamente 400 sitios arqueológicos.
A Pre-História brasileira, nos cinco milênios compreendidos entre 9.000 e 4.000  caracterizou-se pelo processo de adaptação de diversos grupos humanos, que habitaram o espaço. A tradição de pesquisas arqueológicas em Minas Gerais é uma das mais antigas de nosso território. A riqueza de seus vestígios pré-históricos atraiu, atraiu inúmeros pesquisadores. Apesar disso, boa parte do território mineiro precisa de um maior conhecimento de sua arqueologia e pré-história, pela  falta de pesquisas ou mesmo pela  necessidade de pesquisas especializadas.
  
PARQUES ARQUEOLOGICOS MINEIROS




Gruta do Gentio: situa se a 30 km da cede de Unai, no noroeste mineiro, abriga uma variedade de figuras rupestres. Durante uma exploração realizada por arqueólogos da UFMG, foi encontrada uma múmia indígena de uma criança com idade estimada entre 9 a 10 anos, de acordo com arqueólogos devido ao estado de conservação e as condições do corpo teria passado por ritual de sepultamento e possível embalsamento.  O fato se deu em uma caverna localizada perto do estado de Goiás, a caverna tem formação geológica de calcário. As datações foram feitas através de carbono 14, e durante estudos foram encontrados também pictografias e pitogrifos.



 Lapa Vermelha é um sítio arqueológico localizado próximo a Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Os dois municípios ficam a cerca de 40 quilômetros da capitalBelo Horizonte. È um penhasco de maciço calcário às margens de uma pequena lagoa, que abriga quatro grutas. Na Lapa Vermelha IV, situada no um no município de confins foi descoberto nos anos 70 o crânio de Luzia com mais de 11 mil anos, Luzia é considerada a primeira brasileira. O crânio foi encontrado pelo arqueólogo Waltes Alves Neves.
Hoje, Lapa Vermelha é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil. Apesar disso seu estado de conservação é ameaçado pela mineração.




5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...